Milicja Obywatelska

Patch de colarinho conhecido como palemka

Milicja Obywatelska (miˈlit͡sja ɔbɨvaˈtɛlska ), comumente abreviada para MO, foi a organização policial nacional da República Popular da Polônia. Foi estabelecido em 7 de outubro de 1944 pelo Comitê Polonês de Libertação Nacional, substituindo efetivamente a força policial pré-guerra.[1] A Milícia Cidadã permaneceria o meio predominante de policiamento na Polônia até 10 de maio de 1990, quando foi transformada novamente em Policja.

O termo milicja foi adaptado do termo cognato, militsiya, usado em vários países comunistas. O termo é derivado de milícia, cuja etimologia deriva do conceito de força militar composta por cidadãos comuns. Na maioria dos casos, representava uma força controlada pelo Estado usada para exercer repressão política, especialmente com seus esquadrões de elite ZOMO.

Sob os governos comunista e pós-comunista, o sistema policial polonês tem tradicionalmente operado sob os auspícios da autoridade nacional. A partir do final da Segunda Guerra Mundial, a Polônia ficou sob a influência da União Soviética . Em 1948, a virada do país para o stalinismo trouxe o início do regime totalitário, "no qual um partido governava autonomamente todos os setores da sociedade".[2] O treinamento para a força foi realizado na cidade de Legionowo.

  1. Czubacki, Jacek (7 de outubro de 2015). «Powstanie Milicji Obywatelskiej 7 października 1944». Historia zapomniana i mniej znana. Consultado em 19 de março de 2016 
  2. Kemp-Welch, A. (2008).

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search